Google+

Os moinhos de água de Santa Isabel

Terras de Bouro

Costumes que perduram no fantástico Monte de Santa Isabel

Começamos o ano de 2016 com vontade de recordar percursos que nos deixaram saudade, entre eles, o Trilho dos Moinhos de Santa Isabel. Localizado no Monte de Santa Isabel em Terras de Bouro, este percurso permitiu-nos vivenciar uma magnífica experiência por ambientes rurais onde a natureza e os costumes da terra se encontram harmoniosamente relacionados.

Caminhada na montanha

Foi num belo dia de sol que seguimos o caminho em direção aos pitorescos moinhos de água que se distribuem ao longo do ribeiro da Ponte. Emoldurados por carvalhos e banhados por águas límpidas, estas pequenas construções e a história que carregam deixaram-nos encantados. Tivemos o privilégio de ver o seu interior e ficamos a perceber como todo o processo se desenvolve até resultar num belo e delicioso exemplar de pão.

Atravessamos bosques e rebanhos protegidos pelos fieis guardas de quatro patas. Vimos campos agrícolas desenhados nas encostas e pequenas casas salpicadas na paisagem sob a proteção de Sta Bárbara na sua capelinha lá no cimo do monte .

Trekking no norte de Portugal

Almoçamos nas convidativas margens do ribeiro envolvidos pelo seu leito e denso arvoredo, um local inspirador e revitalizante onde pudemos relaxar e desfrutar da natureza. Depois dos bosques seguimos para o cume da montanha e os cenários foram-se transformando, a vegetação foi substituída por urze e carqueja abrindo espaço para os penedos. Denunciando a nossa altitude sentimos o vento mais forte e quando olhamos em redor a vista de 360º deixou-nos sem palavras perante tamanha beleza.

No final do dia, de alma cheia, despedimo-nos desta aventura com mais um delicioso lanche onde o brinde do chá foi à boa vida Borealis!

468 ad